Carcinização (2023) 🦀
Sobre como lidar com mudanças na vida e o desejo de virar um caranguejo. Comentado por Tulio de Araujo.
Direção e Roteiro: Denis Souza
Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas. Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.
Comentário
por Tulio de Araujo
É impressionante como em 10 minutos o filme consegue exprimir uma relação sentimental com o amadurecimento de maneira bastante orgânica. Assim como o processo que dá nome ao título, a carcinização, é uma mudança quase que absoluta de um ser em outro, não necessariamente evolutiva, acho que dentro da narrativa do filme, evolução e linearidade não são palavras cabíveis. É sobre sentimentos, formas, cores e sons. Na história de 3 jovens que se encontram e desencontram a partir de suas vontades e movimentos quase que abstratos, podemos ver como a vida pode ser ligeira tal qual os 12 (por vezes 6) quadros por segundo que a animação traduz em linhas muito leves e satisfatória se a despreocupação e o desejo caminharem em conjunto de maneira saudável. Ótimo filme para ser ver com amigos.
Nota: O Tulio sugeriu trazer essa animação incrível para a newsletter, então convidei ele para fazer o comentário. Acredito que mais do que compartilhar minhas experiências, talvez também seja interessante termos mais disso por aqui, das experiências de outras pessoas sobre curtas-metragens que elas admiram. Podemos tornar uma rotina?
Acho que sim. Se você quiser sugerir um curta-metragem e também comentar, pode me mandar um e-mail ou inbox no Instagram.
Curta anterior: