Lemonade Stand-Off (2023) 🍋
De barraquinhas de limonada ao panorama brutal do capitalismo (?) Curta-metragem one-shot de Super 8mm de Max Mir, Matthew Pole e Kanhaiya Trivedi.
Direção: Max Mir, Matthew Pole, Kanhaiya Trivedi. Roteiro: Luke Norton, Elena Righi.
Um dia de sol no parque transforma-se num duelo até à morte quando dois vendedores de limonada recorrem à guerrilha numa batalha pelos clientes. Filmado num rolo de super 8mm, sem edição, partitura sincronizada separadamente.
Comentário
Apenas quem já teve a experiência de gravar com uma câmera Super 8 sabe como é difícil conseguir uma boa imagem considerando a imprevisibilidade que a película proporciona, mas além de uma narrativa simples e interessante, esse curta-metragem possui uma imagem impecável. A história mostra a disputa por território de dois vendedores de limonada, do estilo das barracas de calçada que vemos em filmes norte-americanos, principalmente da década de 80 e 90. O cômico se faz em camadas, afinal, temos logo de início um conflito entre um adulto e uma adolescente. Porém, conforme a história se desenvolve dá pra notar uma preocupação com nuances críticas, uma vez que a disputa fica mais intensa e há um apelo de industrialização ao final. Essa composição é curiosa também, pois destrói a imagem ingênua da "barraquinha de limonada" e mostra que tudo acaba sendo subvertido pelo capital. Talvez não tivessem uma ideia crítica tão aprofundada por trás da criação desse filme, mas que dá muitos limões para um suco, isso dá.
No Letterboxd.